terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sessões de Comunicação - 14/11

SESSÃO 7
14/11 (sexta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 102

1.  Elena Lombardo.
Língua(s), dialetos e minorias: processos de construção da imagem da identidade italiana.

2.  Rafael Barreto do Prado
As relações entre o termo Língua e Cultura em documentos oficiais.

3.  Célio Aparecido Garcia
Comunicação e expressão: das ementas e planos à atuação profissional.

4.  Milan Puh
Currículo nacional croata e diversidade: novos caminhos na definição da política linguística croata.

5.  Joy Nascimento Afonso
Ensino de língua japonesa no Brasil: entre a língua estrangeira e a língua de herança.
 SESSÃO 8
14/11 (sexta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 104

1.Douglas Rabelo Rocha
Gramática normativa em sala de aula: um breve estudo de caso.

2. Marcia Maria Máximo
O ensino da gramática.

3. Loreta Russo Monteiro
O ensino da gramática e o texto dos alunos.

4. Josuel Pereira dos Santos
Ensino de Língua Portuguesa por meio de jogos/dinâmicas.

SESSÃO 9
14/11 (sexta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 105

1.Liane  C. L. P. Pilon

O papel do professor entre o aluno e o texto: uma possível mediação

2. Marcelo Roberto Dias,
Pesquisa e ensino de Língua Portuguesa em Honduras: formação de professores e investigadores.
3. Debora Cristina do
Nascimento Ferreira
Apostilados de Língua Portuguesa: notas sobre produção, autoria e constituição do instrumento didático.

4. Aline Maia Dantas
Criticidade e produção de conhecimento: relação do professor aluno em classes do 9º ano do fundamental II.

Sessões de Comunicação - 13/11

   SESSÃO 4
13/11 (quinta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 102

1. Fernanda Raquel Oliveira Lima
O ensino de língua portuguesa em uma comunidade de alto risco de vulnerabilidade social.

2.  Aline Silva Araújo
“Olha, professor, ele fala tudo errado!” Da transferência do discurso normativo da escola para o aluno.

3. Lorena de Oliveira
O discurso e o método: encontros e desencontros entre a teoria e sua aplicação.

4.Willian Ramos
 Aspectos cênicos em sala de aula.
  SESSÃO 5
13/11 (quinta-feira)
Das 16h3a às 18h30
Sala: 104

1. Luana Clementino Chalegre
Análise da fala e interação na sala de aula.

2.Vagner do Nascimento
O exercício da variação linguística em sala de aula.

3.Gisele da Silva
A voz do aluno.

4. Douglas Rabelo Rocha
Gramática normativa em sala de aula: um breve estudo.
     SESSÃO 6
13/11 (quinta-feira)
Das 16h3a às 18h30
Sala: 105

1.Marina Pontes Filadra
Formação de leitores – diferentes situações em salas de aula de Ensino Fundamental I.

2Andressa Cristina Coutinho Barboza
Para além do reconto: polissemia e imaginário infantil

3. Rosemari da Silva, O leitor pede passagem e reclama o sentido.

4. Olívia do Rego Monteiro Ferragutti
A cópia como recurso didático de aprendizado e gestão comportamental dos alunos nas aulas de língua portuguesa.


Sessões de Comunicação 12/11

                    SESSÃO 1
12/11 (quarta-feira)
Das 16h30 às 18h30
Sala: 102

1. Renata Costa,
 Aprender a argumentar: aprender a escrever?

2. Ana Cristina Champoudry
Apropriações do ensino de língua portuguesa na formação de professores alfabetizadores: a contribuição da linguística para a alfabetização.

3. Rosana Ramos
Testagem de produção de textos: diagnosticar para intervir nas diferenças de diferentes maneiras.

4. Otília Nair Obst
Alfabetização, sentidos e significados no EJA


            SESSÃO 2
12/11 (quarta-feira)
Das 16h30 às 18h30
Sala: 104

1. Gabriela de Souza Morandini
A transmissão do texto de Iracema em Material didático.

2. Rogério Gonçalves de Carvalho, O labirinto de veredas que se bifurcam: A convergência da teologia com a literatura na mythopoética dos contos de Jorge Luis Borges.

3. Rodrigo Molon de Souza
Trabalhando com crônicas: notas sobre uma sequência didática.

4. José Flávio Paz
Literatura e ensino de Língua Portuguesa: práticas efetivas da temática afro-brasileira na sala de aula e na comunidade

              SESSÃO 3
12/11 (quarta-feira)
Das 16h30 às 18h30
Sala: 106

1.Gustavo Hatagima
As práticas de leitura literária e a literatura infantil no Acervo EFES – Estágio de Formação do Educador em Serviço (1984-1996)

2. Iracema Santos Nascimento
Leitura e formação de Leitores no Brasil: crise ou desafios permanentes?

3.Lays Pereira
A organização do ensino de Língua Portuguesa para a escola (pública): contribuições de uma análise de Propostas Curriculares do Estado do Ceará e do Município de Guarulhos/SP

4. Roseli Luz Correia
Um projeto de letramento

Horários e Locais das Oficinas e Minicursos

Prática de leitura em sala de aula e a formação do hábito de leitura,

 Mario Augusto Moraes
12/11 (quarta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 102
13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 102
14/11 (sexta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 102
Voz e Identidade na sala de aula

 Jobi Espasiani
12/11 (quarta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 104
13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 104
14/11 (sexta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 104
Diferentes e de Alfabetização e Letramento: Algumas experiências de trabalho

Com: Caroline Florêncio da Silva, Dalila Gonçalves Luiz e Magno Rodrigues Faria


13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 105
14/11 (sexta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 105
O que há de novo no tratamento da narrativa literária?

Maria Celeste de Souza
13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala: 103