SESSÃO 7
14/11
(sexta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 102
1. Elena Lombardo.
Língua(s),
dialetos e minorias: processos de construção da imagem da identidade
italiana.
2. Rafael Barreto do Prado
As
relações entre o termo Língua e Cultura em documentos oficiais.
3. Célio Aparecido Garcia
Comunicação
e expressão: das ementas e planos à atuação profissional.
4. Milan Puh
Currículo
nacional croata e diversidade: novos caminhos na definição da política
linguística croata.
5. Joy Nascimento Afonso
Ensino
de língua japonesa no Brasil: entre a língua estrangeira e a língua de
herança.
|
SESSÃO 8
14/11
(sexta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 104
1.Douglas
Rabelo Rocha
Gramática
normativa em sala de aula: um breve estudo de caso.
2. Marcia
Maria Máximo
O ensino da gramática.
3. Loreta
Russo Monteiro
O ensino da gramática
e o texto dos alunos.
4. Josuel
Pereira dos Santos
Ensino de Língua
Portuguesa por meio de jogos/dinâmicas.
|
SESSÃO 9
14/11
(sexta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 105
1.Liane C. L. P. Pilon
O papel do professor entre o aluno e o
texto: uma possível mediação
2. Marcelo
Roberto Dias,
Pesquisa e ensino de Língua Portuguesa em Honduras:
formação de professores e investigadores.
3.
Debora Cristina do
Nascimento
Ferreira
Apostilados de Língua
Portuguesa: notas sobre produção, autoria e constituição do instrumento
didático.
4.
Aline Maia Dantas
Criticidade e produção de conhecimento: relação do
professor aluno em classes do 9º ano do fundamental II.
|
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Sessões de Comunicação - 14/11
Sessões de Comunicação - 13/11
SESSÃO 4
13/11 (quinta-feira)
Das 16h39 às 18h30
Sala: 102
1. Fernanda Raquel
Oliveira Lima
O ensino de língua portuguesa em uma comunidade de alto risco de
vulnerabilidade social.
2. Aline Silva Araújo
“Olha, professor, ele fala tudo errado!”
Da transferência do discurso normativo da escola para o aluno.
3. Lorena de Oliveira
O discurso e o método: encontros e desencontros entre a teoria e sua
aplicação.
4.Willian Ramos
Aspectos cênicos em sala de
aula.
|
SESSÃO 5
13/11 (quinta-feira)
Das 16h3a às 18h30
Sala: 104
1. Luana
Clementino Chalegre
Análise da fala e interação na sala de aula.
2.Vagner do Nascimento
O exercício da variação linguística em sala de aula.
3.Gisele da Silva
A voz do
aluno.
4. Douglas Rabelo Rocha
Gramática normativa em sala de aula: um breve estudo.
|
SESSÃO 6
13/11 (quinta-feira)
Das 16h3a às 18h30
Sala: 105
1.Marina Pontes Filadra
Formação de leitores – diferentes situações em salas de aula de
Ensino Fundamental I.
2. Andressa
Cristina Coutinho Barboza
Para além do reconto: polissemia e imaginário infantil
3. Rosemari da Silva, O leitor pede passagem e
reclama o sentido.
4. Olívia do Rego Monteiro Ferragutti
A cópia como recurso didático de aprendizado e gestão comportamental
dos alunos nas aulas de língua portuguesa.
|
Sessões de Comunicação 12/11
SESSÃO 1
12/11 (quarta-feira)
Das 16h30 às 18h30
Sala: 102
1. Renata
Costa,
Aprender a argumentar: aprender a escrever?
2. Ana
Cristina Champoudry
Apropriações do ensino de
língua portuguesa na formação de professores alfabetizadores: a contribuição
da linguística para a alfabetização.
3. Rosana
Ramos
Testagem de produção de
textos: diagnosticar para intervir nas diferenças de diferentes maneiras.
4. Otília
Nair Obst
Alfabetização, sentidos e
significados no EJA
|
12/11 (quarta-feira)
Das 16h30 às 18h30
Sala: 104
1. Gabriela
de Souza Morandini
A
transmissão do texto de Iracema em Material didático.
2. Rogério
Gonçalves de Carvalho, O labirinto de veredas que se bifurcam: A convergência da teologia
com a literatura na mythopoética dos contos de Jorge Luis Borges.
3. Rodrigo
Molon de Souza
Trabalhando com crônicas:
notas sobre uma sequência didática.
4. José
Flávio Paz
Literatura e ensino de
Língua Portuguesa: práticas efetivas da temática afro-brasileira na sala de
aula e na comunidade
|
SESSÃO 3
12/11 (quarta-feira)
Das 16h30 às 18h30
Sala: 106
1.Gustavo
Hatagima
As
práticas de leitura literária e a literatura infantil no Acervo EFES –
Estágio de Formação do Educador em Serviço (1984-1996)
2. Iracema
Santos Nascimento
Leitura e formação de
Leitores no Brasil: crise ou desafios permanentes?
3.Lays Pereira
A
organização do ensino de Língua Portuguesa para a escola (pública):
contribuições de uma análise de Propostas Curriculares do Estado do Ceará e
do Município de Guarulhos/SP
4. Roseli Luz Correia
Um projeto de letramento
|
Horários e Locais das Oficinas e Minicursos
Prática
de leitura em sala de aula e a formação do hábito de leitura,
Mario
Augusto Moraes
|
12/11 (quarta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
102
|
13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
102
|
14/11 (sexta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
102
|
Voz e
Identidade na sala de aula
Jobi
Espasiani
|
12/11 (quarta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
104
|
13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
104
|
14/11 (sexta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
104
|
Diferentes
e de Alfabetização e Letramento: Algumas experiências de trabalho
Com: Caroline Florêncio da Silva, Dalila Gonçalves Luiz e Magno Rodrigues
Faria
|
|
13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
105
|
14/11 (sexta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
105
|
O que
há de novo no tratamento da narrativa literária?
Maria Celeste de Souza
|
13/11 (quinta-feira)
Das 10h30 às 12h30
Sala:
103
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)